EXCON TÍNIA 2023

Autoridades dos Três Poderes visitam EXCON Escudo-Tínia 2023

Objetivo foi estreitar as relações entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e o Comando da Aeronáutica
Publicada em: 18/11/2023 16:09
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Myrea Calazans
Edição: Agência Força Aérea

O Exercício Conjunto Escudo-Tínia 2023 recebeu, no dia 13/11, uma comitiva composta por autoridades locais para estreitar as relações entre os Três Poderes e o Comando da Aeronáutica (COMAER). Na ocasião, a comitiva foi recebida, na Base Aérea de Canoas (BACO), pelo Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, e pelo Comandante da BACO e Diretor do Exercício, Coronel Aviador Marcelo Zampier Bussmann.

A visitação iniciou-se pelo Segundo Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (2º/1º GCC), onde puderam entender, por meio de uma apresentação, sobre os objetivos, impactos e instalações do treinamento. Os visitantes também puderam conhecer as ações realizadas tanto por parte do Comando de Preparo (COMPREP), referente às atividades operacionais do adestramento TÍNIA, quanto por parte do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), que abrange, no adestramento ESCUDO, o ciclo de comando e controle e de execução de defesa antiaérea no âmbito da interoperabilidade entre a Marinha do Brasil (MB), o Exército Brasileiro (EB) e a Força Aérea Brasileira (FAB), além da atuação em multidomínios: aéreo, terrestre, marítimo, espacial e cibernético, dentro de uma guerra simulada regular.

“Esse tipo de visita faz parte de um trabalho que realizamos durante todo o ano, que é trazer essas autoridades dos Três Poderes e de outras instituições para conhecer o nosso trabalho e as nossas demandas, que por vezes estão relacionadas com o trabalho deles, seja na justiça ou no apoio das instituições públicas e privadas, por exemplo. Ou seja, é muito importante que eles conheçam o nosso trabalho e, principalmente, quais são as nossas demandas para cumprir a missão do país no que diz respeito à defesa nacional”, explicou o Comandante do V COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Rivero.

Durante a visita, as autoridades puderam acompanhar todas as ações desenvolvidas nas estruturas destinadas à Direção do Exercício (DIREX), que contém a Divisão de Operações Correntes (DIVOC), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a célula de showtime, que acompanha em tempo real os combates aéreos. Também conheceram mais duas estações, uma onde ocorre a coordenação das operações ofensivas e outra pertencente ao Órgão de Controle de Operações Aéreas Militares (OCOAM), construída para incluir as Equipes de Ligação de Artilharia Antiaérea (ELAAe).

O Presidente do Tribunal Regional Federal da Quarta Região (TRF 4), sediado em Porto Alegre (RS), Desembargador Fernando Quadros da Silva, avaliou a visita ao EXCON Escudo-Tínia como sendo muito proveitosa. "Visitar essa operação é muito importante porque nos dá a oportunidade de conhecer todas as atividades realizadas pelas Forças Armadas na Região Sul. Isso viabiliza a criação de parcerias posteriormente, além de manter um relacionamento e uma a cooperação contínua com os Órgãos da União", disse o Desembargador.

Após retornarem à BACO, a comitiva ainda pôde conhecer a aeronave E-99, empregada no EXCON Escudo-Tínia 2023, com o objetivo de manter a capacidade de controlar outras aeronaves em combate BVR (do inglês, Beyond Vision Range); fornecer o cenário tático para outras aeronaves em cenários complexos e aprimorar a execução de autodefesa com sistemas embarcados (RWR) e contra ameaças aéreas e terrestres.

“Essa aeronave tem a função de ajudar os radares de solo na detecção de tráfegos de interesse. Ou seja, toda a área que o radar de solo não consegue detectar, seja por dificuldade de terreno, seja por distância, especialmente tráfegos ilícitos, essa aeronave atua. Além disso, ela garante a comunicação com as outras aeronaves no cenário”, pontuou o Comandante do Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2º/6º GAV - Esquadrão Guardião), Tenente-Coronel Aviador David Dantas da Silva. 

No local, as autoridades ainda puderam vivenciar a experiência de conhecer o cockpit (cabine de pilotagem) de uma das aeronaves F-5M empregadas no Exercício, que, entre suas funções no treinamento, gerenciam formações táticas em missões de defesa aérea; interceptação, identificação e engajamento de alvos aéreos; escolta de outras aeronaves, contra ameaças ar-ar; e execução de liderança tática em missões de defesa aérea. 

A Procuradora Regional da União da Quarta Região, Alessandra Nascimento Moraes Ignacio, destacou a relevância de conhecer as capacidades dos vetores expostos no Pátio Operacional da BACO. “Fiquei muito impressionada com o sistema, a tecnologia e toda a mobilização. Acredito que estamos preparados não só para a questão da defesa do território nacional numa possível situação de guerra, mas também contra o tráfego ilícito”, concluiu.

Exercício Conjunto Escudo-Tínia 2023

Com atividades aéreas e terrestres também na Base Aérea de Santa Maria (BASM) e nas cidades de Santana da Boa Vista (RS) e Caçapava do Sul (RS), até o dia 17/11, o treinamento operacional visa ao adestramento dos militares e das aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para as missões aéreas compostas, chamadas também de COMAO (do inglês Composite Air Operation) no que tange à garantia da soberania, à integridade territorial e à defesa patrimonial, em cenários de conflitos regionais ou externos ao Brasil na América do Sul.

Fotos: Sargento P. Silva / CECOMSAER